Movimento que edifica - Instrução Leoística
Em um mundo cada vez mais individualista, rico é aquele que consegue pensar no bem coletivo, e por isso, acredito que todas as pessoas deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida o que é ser CLEO. Em meio a tantos rótulos e paradigmas preestabelecidos pela sociedade, acabamos esquecendo algo simples: somos todos humanos, e humanos se unem.
Sempre achei interessante o conceito do mutualismo na natureza, que é uma relação ecológica harmônica entre espécies distintas na qual ambas se beneficiam, resultando em maiores chances de sobrevivência conjunta, pois mesmo sendo de espécies diferentes e sem se “conhecerem”, os animais se ajudam. Se pesquisar sobre esse conceito já era fascinante, vivê-lo é ainda melhor, pois ser CLEO significa viver esse “mutualismo” com a sociedade, no qual evoluímos como pessoa, reforçamos nossos valores, e nesse processo de evolução também conseguimos transformar o ambiente em que vivemos em um lugar melhor.
Em nossas vidas, uma das certezas que temos é que em algum momento vamos precisar de ajuda, seja com algo simples ou seja com algo complexo, e para sermos ajudados, é necessário que exista alguém disposto a ajudar. Não há satisfação maior do que ser esse alguém para alguém, pois mesmo que nossa existência aqui na Terra não tenha um propósito definido, ao ajudar sentimos a sensação de saber que estamos fazendo o certo, sentimos que somos humanos e que estamos construindo, tijolo por tijolo, nosso próprio propósito.
Nunca me esqueço de uma vez, por volta de 2018, em que eu estava lendo o trabalho de conclusão de curso que meu irmão tinha feito para seu bacharelado em Educação Física, e uma frase específica que ele citou me chamou atenção. A frase era “ninguém marca um gol sentado no banco de reservas, no jogo da vida, você tem que estar ativo, em campo, chamando a responsabilidade para si”. Na época, lembro de ter dado risada e provocado ele, pois é óbvio que para fazer um gol em um jogo de futebol, é preciso ser titular. Hoje em dia, porém, essa frase nunca fez tanto sentido, e para mim representa o que é ser CLEO, pois jamais vamos conseguir fazer a diferença na vida de alguém se ficarmos como reservas, apenas assistindo. É necessário “entrar em campo”, contribuir, dar o seu melhor, seja para marcar um gol decisivo ou para garantir que uma criança não passará o Natal sem ganhar um presente, como na última campanha de Natal que tive a honra de participar.
Por fim, não há como deixar de mencionar que aquele que serve, deixa sua marca por onde passa, compartilha sua energia positiva com os demais, e sem dúvidas vive para sempre, não no sentido literal, mas porque aquilo que ele construiu é impossível de ser destruído ou apagado. Segundo um provérbio zen: “o melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora”, e no LEO clube além de “plantar”, incentivamos e inspiramos outras pessoas a fazer o mesmo.
C.LEO Anderson Rodrigues
LEO Clube Ômega Mondaí