Faça Acontecer: O peso da cobrança e a certeza do querer
Acredito que todos já ouviram aquela famosa frase do Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Uma frase de peso, que carrega consigo o lema de mudar a si próprio e a terra à qual pertencemos. Um tanto promissor, não é? Diria até que ela me parece uma espécie de lembrete para nunca deixar de fazer aquilo que julgamos essencial e necessário para a construção de um lugar melhor para as próximas gerações.
Na teoria, é lindo: nos transformarmos na nossa melhor versão e, como num simples passe de mágica, puf, estaremos aptos para fazer do nosso planeta o mais admirável, bondoso, inclusivo e imaculado possível. Mas será que é simples assim? Por que não ouvimos as pessoas falando do processo, muitas vezes frustrante e solitário, que é buscar a evolução interior? Como seres humanos, nós falhamos, nos esgotamos, pensamos até que não somos capazes de realizar nada, que fazer a diferença está para além das nossas potencialidades e que nunca poderemos impedir a ruína da nossa existência.
Se seguirmos nessa teoria, buscando um lugar de perfeição que não nos cabe e esperando um momento ímpar para realizar algo em prol do coletivo, será que, durante nossa existência finita, conseguiremos ao menos uma vez fazer a diferença, por menor que seja? As cobranças colocadas sobre nós diariamente e a vontade de realizar um feito sem muitas vezes saber como prosseguir, nos põem em um limbo. A vulnerabilidade que cresce em situações de incerteza, apenas faz com que desistamos de transformar pela possibilidade de fracassar.
Mas, como diria uma música de um cantor pouco conhecido, “existe um lugar onde encontro paz” – esse lugar, para mim, é o LEO. É o ponto de partida para a mudança que eu quero. É onde abro os olhos para aquilo que está acometendo o mundo diariamente; é onde percebo que minha força não é ineficaz e inválida; é onde conheço pessoas e encontro um objetivo em comum: o de fazer acontecer! Não precisamos estar sempre na nossa melhor versão - afinal, não somos super-heróis com superpoderes - mas, sim, jovens dispostos a destinar um tempo de suas vidas para fazer a diferença.
Portanto, podemos concluir que fazer acontecer é um ato coletivo, onde a busca por empatia, igualdade e oportunidades se torna um pilar. Ao fazer parte do clube, nos damos conta da importância de ações em prol da comunidade, da nossa força – inspirando outras pessoas e levando esperança por onde se passa. Reconhecemos nosso lugar no globo e assumimos nossa responsabilidade na construção de um mundo melhor. É com a junção de quereres e saberes, de ideias e opiniões, que nos tornamos capazes. Sozinhos pensamos, juntos concretizamos.
Pré-LEO Thávini Nicoli Schmidt
LEO Clube Ômega Maravilha – AL 2025/2026