top of page
1917
No início do século passado, em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo chamado “The Business Circle of Chicago” concordou com ele.

1917
Então, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago - Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma primeira convenção nacional foi realizada em outubro do mesmo ano em Dallas - Texas, EUA. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados.

1920
Apenas três anos após a fundação, o Lions tornou-se internacional, com a formação do Border Cities Lions Club em Windsor no Canadá. Depois disso o movimento foi expandido e alcançando outros países e territórios.

1945
O Lions Clubs International foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU. Melvin Jones e o Presidente Internacional ajudaram a formular a seção de ONGs da carta e participaram no desenvolvimento de missão humanitária da ONU. Em 26 de junho de 1945, a Carta da ONU foi assinada por representantes de 50 países.

1952
Nos primeiros anos da década de 50, o brasileiro Armando Fajardo, através de seu cargo de Diretor do Jockey Clube Brasileiro, teve contato com o Leonísmo no Uruguai, e, com seu dinamismo, se tornou o "Construtor do Leonísmo Brasileiro". Haviam escolhido o homem certo. Após quatro meses, em 16 de abril de 1952, foi fundada a célula inicial do Lions Clube Rio de Janeiro - Centro, o Master Clube do Brasil, com 40 associados.

1954
Na medida em que o movimento Leonístico crescia além das fronteiras nacionais, culturas e idiomas, os Leões começaram a procurar por um lema para descrever a sua missão e trabalho. Em 1954, a diretoria anunciou o Concurso Internacional do Lema e pediu sugestões de todos os 522.000 (na época) associados de todo o mundo. Felizmente, 11 dos 6.000 Leões participantes tiveram a mesma ideia de lema, mas o Leão canadense D.A. Stevenson de Fonthill, Ontário, foi declarado o vencedor, visto que a sua inscrição tinha o carimbo postal com a data mais antiga. O lema que ele enviou tinha duas palavras simples: "Nós servimos", declarado como o lema global do movimento.

1955
Pouco tempo depois, o movimento de Lions Clube chega até nossa região, com a fundação do Lions Clube Videira Centro em 14 de outubro de 1955, apadrinhados pelo Lions Clube de Florianópolis. No ano da sua fundação o clube pertencia ao Distrito L-10, pois o Distrito L-23 ainda viria a ser fundado.

1957
Tudo começou com Jim Graver, treinador do time de baseball da Abington High School, em Glenside na Pensilvânia, Estados Unidos. Jim Graver, juntamente com William Ernst, ambos associados do Lions Clube de Glenside, falavam em iniciar um clube de serviço para estudantes do ginásio (time de baseball). Eles, então, pediram apoio dos demais associados, e sem hesitar, o Lions Clube de Glenside concordou que um grupo de jovens seria uma boa ideia para propagar os ideais propostos por Melvin Jones.

1957
Em 5 de dezembro de 1957, foi oficialmente concedida uma carta constitutiva ao LEO Clube da Abington High School. Como o primeiro LEO Clube do mundo, o grupo criou o acrônimo LEO - Liderança, Igualdade e Oportunidade - Leadership, Equality, Opportunity. Mais tarde, o lema Igualdade foi alterado para Experiência.

1967
Em 1964 já havia 27 LEO Clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque. E, finalmente, em outubro de 1967, a diretoria de Lions Clubs International adotou o LEO Clube como programa oficial da associação, aberto a ambos os sexos, com o objetivo de oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional.

1968
A Fundação de Lions Clubs International foi criada para apoiar os Lions Clubes e parceiros a atender comunidades locais e de todo o mundo, levando esperança e impactando vidas por meio de subsídios e projetos de serviço humanitário. Hoje a fundação já concedeu mais de US$ 1 bilhão e subsídios.

1969
Com o apoio e incentivo do Colégio Sagrada Família, o Lions Clube Maceió - Lagoa reuniu um grupo de estudantes para divulgar a filosofia de servir, levando os alunos a compreenderem e compartilharem dos problemas comunitários. O associado do Lions de Maceió que mais batalhou para que isso fosse possível foi o CL Paulo José Loureiro Santos Lima, que é hoje considerado o patrono do Leoísmo no Brasil.

1969
Logo após ser reconhecido como um programa oficial de Lions Clubs International, o LEO Clube chegou ao Brasil, mais precisamente em 28 de agosto de 1969, com a fundação do LEO Clube Maceió - Lagoa, em Alagoas. Naquele mesmo ano surgiu o LEO Clube de Arapiraca, no dia 10 de novembro de 1969. A partir daí, surgiram o LEO Clube de Jaguari no dia 05 de maio de 1970, LEO Clube de Teresina "Jubileu Ouro" no dia 13 de janeiro de 1971 e LEO Clube de Maranguape no dia 27 de janeiro de 1971, e assim, sucessivamente.

1976
Em 1976, na Convenção de Honolulu, João Fernando Sobral, do Lions Clube de São Paulo-Belém, foi eleito Presidente de Lions Clube Internacional, constituindo-se, assim, o primeiro brasileiro a ocupar o mais elevado cargo de Leonísmo Internacional. 20 anos depois, em 1996, na convenção de Montreal, no Canadá, Augustin Soliva, do Lions Clube de São José dos Campos-Centro, foi eleito e empossado como o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado do LCI.

1981
A história do Distrito Múltiplo LEO L Brasil inicia em 1981, quando reuniram-se na cidade de Belo Horizonte (MG), nos dias 17 a 19 de julho de 1981, para o primeiro encontro a nível nacional dos LEO Clubes brasileiros, sendo este encontro considerado como a 1ª Conferência Nacional. Até o ano de 1987, o DM tinha como denominação Distrito Múltiplo L LEO Castor, em homenagem ao fundador dos Clubes de Castores no Brasil, CL José Gilberto Ribeiro Ratto.

1985
O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, órgão pertencente à ONU, em 1985 e é comemorado no dia 5 de dezembro. No Brasil, pela Lei Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, institui-se o Dia Nacional do Voluntariado. Ambas as datas definidas como dia do voluntariado são homenagens as fundações do 1° LEO Clube no Mundo e no Brasil, comemorados como dia Internacional e Nacional do Leoísmo.

1998
Na 45ª Convenção Nacional dos LIONS Clubes, realizada em Belo Horizonte (MG), de 24 a 30/05/1998, foi aprovado e encaminhado a solicitação a LIONS Internacional para remanejamento do Distrito Múltiplo L. Em reunião da Diretoria Internacional, em outubro de 1998, na cidade de Chicago, foi aprovado o pedido, que passaria a vigorar a partir de 02 de julho de 1999, quando do encerramento da 82ª Convenção Internacional realizada em San Diego, EUA.

1999
Com o redistritamento aprovado por LCI em 1999, os distritos múltiplos constituídos foram representados pelas letras LA, LB, LC e LD, mantendo-se ainda o "L" da identidade internacional. Seguindo esta ideia, os LEO Clubes obedecem às divisões de jurisdição criadas para Lions Clubes. Deste modo, surgiu o Distrito Múltiplo LEO L D, que é formado pela união dos nove Distritos LEO da Região Sul do Brasil.

2009
Em 2009, Lions Clubs International, no intuito de modernizar, resolveu reformular a logomarca do LEO Clube ao diferenciá-la conforme as especificidades das faixas etárias de seus associados. A exemplo de outros clubes de serviço, os LEO Clubes foram classificados em dois tipos: Alfa (de 12 a 18 anos de idade) e Ômega (de 18 a 30 anos de idade).

2017
De julho de 2016 até junho de 2017, os Leões e Companheiros LEO ao redor do mundo comemoraram um século de serviço humanitário. Foi realmente uma comemoração diferente de tudo que o mundo já viu, culminando na 100ª Convenção Internacional de Lions Clubes em Chicago, Illinois, EUA - o local de nascimento da associação em 1917. O ano do centenário foi comemorado em todos os cantos do mundo, por diversas ações e homenagens.

2020
A associação internacional de Lions Clubes desenvolveu um novo programa, criando a categoria de afiliação, intitulada como “Leo-Lion”. Essa nova categoria visa valorizar os associados que vem ou fazem parte do movimento leoístico. Atuais e ex associados que tenham entre a maioridade legal e 35 anos de idade e serviram como membro de LEO Clube por pelo menos um ano e um dia, podem continuar servindo suas comunidades no Lions, como associados Leo-Lion. O programa conta com diversos benefícios, como descontos em quotas, entre outros. No Distrito LEO LD-8, o programa teve um grande crescimento no AL 2021-2022, ao qual teve um aumento de mais de 400% na categoria.

2021
Seguindo uma nova etapa de modernização, no ano de 2021, Lions Clubs International resolveu transformar o emblema do programa de LEO Clubes, definindo-o em uma única cor - cinza (Pantone® Cool Gray 11 | HTML #55565A | 65C 57M 52Y 29K | 85R 86G 90B). O logo na cor platina prevaleceu em todos os materiais oficiais para LEO Clubes, como coletes, estandartes, bandeiras, pins de dirigentes, premiações em chevrons etc. Portanto, os LEO Clubes Alpha e LEO Clubes Ômega, são representados pela cor platina.

bottom of page